Prof. Vincenzo Caporaletti
Musicólogo, Professor titular da Universidade di Macerata, Itália e do “Conservatório di ‘Santa Cecilia’ di Roma”. Seu interesse científico estende-se das culturas tradicionais à cultura de arte ocidental assim como o jazz, o rock e a world music. Tem desenvolvido pesquisa sobre epistemologia e taxonomia dos sistemas musicais (introduzindo no contexto musicológico a categoria das « músicas audiotáteis »), sobre a antropologia do texto musical (teorizando a « codificação neo-aurática »), sobre os processos de criação em tempo real (com um novo modelo de representação da prática improvisativa), sobre a notação musical das músicas não escritas (com a metodologia da “trancrição cinemática”), sobre aspectos formais micro-rítmicos e sensório-motores em perspectiva intercultural (com a “teoria geral do swing e do groove”)
Suas pesquisas tem alcançado impacto significativo, em particular, com a teorização da noção de « audiotatilidade », havendo alcançado na Itália uma recepção institucional – com o Decreto MIUR 22/01/2008, n. 483, que define os novos ordenamentos didáticos dos Conservatórios de Música – com a adoção dos conceitos e da terminologia na denominação da área disciplinar « Disciplina interpretativa de jazz, das músicas improvisadas e audiotáteis » e do Setor artístico-disciplinar CODM/06, « História do jazz, das múscas improvisadas e audiotáteis » e a instituição do « Departamento de Jazz, música Improvisada e Audiotátil ».
Possui ampla e constante atividade de conferencista na Itália e no exterior (Université Paris-Sorbonne, Accademia di S. Cecilia-Roma, Université Paris VIII, Biennale Musica-Venezia, Université M. Bloch-Strasbourg, etc.) ; e também com organizador de Congressos Científicos (Fondazione Cini-Venezia) ; e intensa atividade didática em instituições de alta formação como o Conservatorio di Musica “S. Cecilia” di Roma (onde ensina “Analisi delle Forme Compositive”), o Departimento de Musicologia da Università di Pavia/Cremona (Seminario di Eccellenza), a Université de Toulouse (visiting professor), a Università di Firenze, Torino e outros. Seus trabalhos têem sido traduzidos em inglês, francês e português. É diretor da Coleção Editoria « Grooves. Collana di Studi Musicali Afro-Americani e Popular” e “Edizioni di Musiche Audiotattili » pela Editoria Libreria Musicale Italiana [LIM].